Cultura e IA são tendências para mercado de trabalho em 2020

Cultura e IA são tendências para mercado de trabalho em 2020, indica Glassdoor
Segundo pesquisa do Glassdoor, estamos caminhando para uma era onde a cultura organizacional estará no centro do trabalho — com as IAs sentadas ao lado.

POR CAROLINA COZER - 24 DE JANEIRO DE 2020

Inovações tecnológicas andam lado a lado com as profissões. Enquanto muitas pessoas temem que robôs estejam roubando nossos empregos, outras analisam como eles somarão às profissões.

O Glassdoor (antigo Love Mondays) publicou um relatório com as principais tendências para o mercado de trabalho em 2020 e além — e as inteligências de máquina, claro, estão lá.

Ainda que o cenário de mudanças aceleradas cause pânico em alguns profissionais, o estudo mostra que essa variabilidade pode ser benéfica para empresas. Há novos campos e especializações despontando no horizonte, e mais recursos e empregos estão sendo gerados.

“Estamos vivendo uma revolução no campo da tecnologia em Recursos Humanos. A inteligência artificial passou de um sonho especulativo para um conjunto crescente de aplicativos de RH acessíveis e fáceis de usar.”

Andrew Chamberlain, economista-chefe do Glassdoor, para relatório

Tendências para o mercado de trabalho em 2020 e além, segundo Glassdoor
1. Inteligência artificial não é ameaça: é aliada
O ano de 2019 foi uma grande área de testes para as capacidades das inteligências artificiais. Muitos sistemas independentes começaram a ser implementados em gestão, para ajudar com feedback, organização e monitoramentos. Desta forma, gerentes ficam disponíveis para focar em conteúdos que exigem muito mais atenção, como mentorias e estratégias.

2. Cultura importa. E importa mais que tudo
Segundo o Glassdoor, o profissional de 2020 tende a buscar mais por empresas com cultura organizacional que por altos salários — mas desde que elas coloquem em prática o que pregam.

As estatísticas comprovam que locais de trabalho baseados em cultura estão ligados a diversas melhorias: resultados financeiros, inovação, atração de talentos, comportamento ético, satisfação de clientes e mais.

Funcionários estão cada vez mais exigindo transparência e responsabilidade social nas corporações, portanto, alimentar uma ideia de “culture-first” (cultura em primeiro lugar) é mais importante que tudo.

3. Recrutadores priorizam inclusão e diversidade
Para 64% dos trabalhadores entrevistados, suas empresas estão investindo mais em diversidade e inclusão que nos anos anteriores. Em 2020, as empresas levam adiante a missão de construir equipes diversificadas.

Consequentemente, fundadores devem investir mais em ajuda especializada para liderar essas iniciativas. Líderes de Diversidade seguem populares dentro de grandes corporações, e devem começar a despontar, também, em pequenas e médias empresas.


4. Gen Z entra no mercado de trabalho, mas Boomers não saem
Por mais que Millennials pareçam dominantes no mercado de trabalho, a força de trabalho que mais cresce são os Baby Boomers. Segundo o estudo, pessoas com 65 anos ou mais estão mais saudáveis e vivendo mais, logo, estão mais dispostas a continuarem trabalhando mesmo na idade da aposentadoria. 

A dificuldade para se aposentar, bem como a existência de empregos fisicamente menos exigentes, também são fatores que justificam estas estatísticas.


5. Mais digital, menos burocracia
Uma tendência que já está presente há tempos, e deve se tornar primária dentro da nova década, será a contratação por meio digital.

O relatório aponta que as empresas estão simplificando suas seleções através da experiência mobile. Sistemas de contratação mais ágeis diminuem o risco de perda de bons candidatos, que são desestimulados por burocracias endurecidas, prolixidade ou sites pouco responsivos.

 


https://www.consumidormoderno.com.br/2020/01/24/cultura-tendencias-trabalho-2020/

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