O que é URL Entenda o endereço de sites mobile e portais da Internet

O que é URL? Entenda o endereço de sites mobile e portais da Internet

O que significa URL? Veja definição de significado e saiba como o endereço do site pode afetar negócios de marketing digital

A URL é muito mais do que uma forma de acessar páginas da Internet. Embora pareçam ser apenas uma ferramenta básica, os endereços de páginas guardam informações importantes, sendo cada vez mais usados na personalização de conteúdos em redes sociais, e até mesmo para dar golpes na web.

Empresas cujas páginas são específicas para celulares, por sua vez, podem contar com uma URL especial. Além disso, há um número cada vez maior de ferramentas e serviços que permitem adaptar endereços utilizados com frequência, por meio de um encurtador de URL. Confira, a seguir, o que é URL e outros pontos importantes de sites mobile e portais da Internet.

O que é URL do site?
Uma URL é, basicamente, o endereço virtual de uma página ou website. A sigla tem origem na língua inglesa e significa "Uniform Resource Locator" (Localizador Uniforme de Recursos, em tradução livre). Por meio da URL, uma página que seria acessível apenas por uma sequência de números pode ser convertida pelo sistema DNS.

Desse modo, a página pode ser acessada por meio de um endereço de mais fácil memorização. Logo, todos os elementos que compõem uma URL seguem um padrão uniforme, por meio do qual é possível identificar suas diferentes partes, como o protocolo, o domínio e os subdiretórios.

Como a URL funciona?
Cada uma das partes que compõem uma URL apresentam funções e significados específicos. Geralmente, um endereço é composto pela sequência formada por protocolo, domínio e extensão, à qual pode ser adicionada a referência a um subdiretório.

No caso de uma URL como "https://www.meusite.com.br/meublog", o item "https" é o protocolo, a sequência "meusite.com.br" se refere ao domínio, e a parte final "/meublog", uma vez justaposta ao domínio, indica o subdiretório. Há também a variável do subdomínio: em relação a URLs como "www.google.com" e "images.google.com", por exemplo, a variação presente entre "www" e "images" é uma variável de subdomínio, referente ao domínio principal, "google.com".

Os protocolos podem variar, geralmente, entre FTP, usado para transmissão de arquivos, e HTTP. Há também a versão mais segura do protocolo HTTP, que se chama HTTPS. Trata-se de um modo no qual as páginas são criptografadas, o que lhes confere maior segurança.

É por meio dessa sinalização evidenciada nos protocolos de uma URL que o Google, por meio do navegador Chrome, estabeleceu seu critério de divisão entre páginas seguras e páginas não seguras, já tendo inclusive classificado todas as páginas com o protocolo "HTTP" como perigosas. Páginas com protocolo HTTPS, por sua vez, geralmente são apresentadas junto a um símbolo de cadeado, que certifica que o site é seguro.

Embora cada elemento de uma URL tenha um significado e uma função, elas podem funcionar mesmo quando sua visualização é alterada. Devido a isso, há uma série de recursos que permitem que usuários alterem as URLs que utilizam com mais frequência, de modo a torná-las mais práticas e fáceis de memorizar.

Visando a tornar mais prático o compartilhamento de URLs em posts em redes sociais, o Google, por exemplo, criou a ferramenta Goo.gl URL Shortner, ou simplesmente Goo.gl. Por meio dessa ferramenta, é possível encurtar uma URL, de modo que elas utilizem menos caracteres em posts com limite de tamanho, como os exigidos pelo Twitter. Outra opção conhecida é o Bit.ly.

Outro recurso oferecido pelo Google é a extensão ".new". Trata-se de uma série de atalhos oferecidos por meio da barra de busca do Chrome, por meio dos quais é possível abrir rapidamente recursos de empresas externas, como Medium, eBay e Spotify.

Assim, atalhos como "doc.new" ou "slide.new", por exemplo, podem abrir um documento ou uma apresentação de slides em branco no Google, respectivamente. Já o atalho "playlist.new" abre uma página que permite a criação de nova playlist no Spotify, enquanto "sell.new" abre uma página de venda no eBay.

Além disso, é possível personalizar links em algumas redes sociais, como é o caso do Facebook. Desse modo, um usuário pode alterar a URL criada automaticamente pela plataforma e gerar endereços de fácil memorização para os conteúdos com os quais interage. Na rede de Mark Zuckerberg, um usuário também pode mudar a URL de uma página ou mesmo alterar a URL de um grupo.


Fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/02/o-que-e-url-entenda-o-endereco-de-sites-mobile-e-portais-da-internet.ghtml

Envie seu comentário
P9UT

Quer que seu site seja atualizado regularmente